adailengenharia

Search
Close this search box.

BLOG

escalada olimpica

Escalada Esportiva Nas Olimpíadas

BREVE VISÃO GERAL DAS REGRAS

Nas Olimpíadas, a escalada esportiva envolve três formatos: boulder, velocidade e lead. No boulder, os atletas escalam paredes de 4,5 m de altura sem cordas, em um período limitado de tempo e no menor número possível de tentativas. A velocidade é uma corrida espetacular contra o relógio em rodadas de eliminação um contra um que combinam precisão e explosividade. Os melhores atletas escalam uma parede de 15 m de altura e cinco graus de inclinação em menos de seis segundos para homens e menos de sete segundos para mulheres.

No evento principal, os atletas escalam o mais alto que podem em uma parede com mais de 15m de altura em seis minutos sem ter visto a rota com antecedência. As rotas para este evento são cada vez mais complexas e desafiadoras durante o evento, exigindo toda a capacidade física e mental dos atletas.

Em Tóquio, cada atleta competiu em todas as três disciplinas e as pontuações finais refletiram os resultados combinados das três competições. O escalador com a pontuação mais baixa levou para casa a primeira medalha de ouro olímpica na história da escalada esportiva.

Em Paris 2024, duas competições coroarão seu próprio campeão olímpico em escalada esportiva. Uma será uma competição combinada de boulder e eventos de liderança, e a segunda apresentará apenas um evento de velocidade.

HISTÓRIA OLÍMPICA

A escalada esportiva deu seus primeiros passos no cenário olímpico nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018. O evento não foi muito divulgado, mas o público ficou impressionado com o espetáculo e o suspense desse esporte emocionante. Um sucesso nos eventos juvenis, a escalada esportiva então fez sua estreia nos Jogos de Tóquio 2020, juntando-se ao programa olímpico como um novo esporte.

A originalidade desses eventos, bem como a natureza visual, estética e emocionante da disciplina, fazem dela um esporte muito popular e amplamente praticado por jovens, que pode ocorrer em ambientes muito diversos, urbanos ou naturais. A escalada esportiva também será um dos quatro esportes adicionais de Paris 2024, juntamente com o breaking (que faz sua estreia olímpica), o surfe e o skate, e também fará parte do programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.